Como trocar óleo e filtro da Honda Transalp 700
Página 1 de 1
Como trocar óleo e filtro da Honda Transalp 700
Este é um tutorial para aqueles que querem trocar o próprio óleo em casa. Embora seja um procedimento simples, é necessário atenção para evitar problemas.
Ferramentas e materiais necessários:
1 chave sextavada 17
1 chave especial para remoção do filtro
2,3L de óleo (recomendado SAE 10w30 JASO MA).
1 filtro de óleo código original 15410-MFJ-D01, FRAM PH6017a, K&N kn-204 (este não é necessário ferramenta especial porque já possui uma porca na ponta que facilita o trabalho de remoção).
Recipiente que caiba pelo menos 3L para coletar o óleo velho.
Bastante jornal e panos.
1 funil.
1 garrafa pet recortada para não precisar remover a carenagem debaixo.
Qualquer manutenção recomendo sempre fazer à luz do dia e com tempo disponível.
Pronto? Tempo previsto: 50 minutos.
O óleo sai mais fácil quando morno, aqueça um pouco o motor - 2 voltas no quarteirão é o suficiente.
Primeiro vamos forrar o chão com o jornal.
Remova a vareta/bocal de abastecimento do óleo.
O bujão (parafuso) do óleo é este.
Use a garrafa recortada ou remova a carenagem de baixo. Solte o bujão com a chave 17 (sentido anti-horário) e remova com a mão.
É hora de sujar as mãos :eh:.
Limpe o bujão e não perca a arruela de vedação (as vezes ela fica colada no motor).
Quando o óleo estiver gotejando, rosqueie o bujão no lugar e aperte com a chave logo em seguida (para não esquecer solto). Não é necessário apertar excessivamente!
Agora para trocar o filtro utilize a ferramenta especial para soltar.
Vai sair óleo então use a mesma técnica :deal:
Certifique-se de que o anel de vedação velho saiu da superfície de encosto.
Lubrifique o anel de vedação (oring) do novo filtro com óleo.
Limpe a superfície de encosto do filtro no motor, rosqueie-o e aperte o novo filtro usando apenas a força da mão. Não é necessário apertar com toda a força, lembre-se que um dia você vai precisar soltá-lo.
Agora é só abastecer o motor com 2,3L - 2,4L de óleo utilizando o funil.
https://2img.net/h/i1369.photobucket.com/albums/ag201/lucianox/DSC00845_zpszeb7pkde.jpg
Feche o bocal/vareta e está pronto! Dê a partida no motor e verifique quanto a vazamentos.
Desligue o motor, espere alguns minutos e verifique o nível (sem rosquear a vareta) com a moto na vertical. O óleo deve estar entre as marcas.
Coloque o óleo velho em algum recipiente e leve em algum posto de combustíveis para que seja dado o destino correto. Não jogue o óleo usado no meio ambiente.
Ferramentas e materiais necessários:
1 chave sextavada 17
1 chave especial para remoção do filtro
2,3L de óleo (recomendado SAE 10w30 JASO MA).
1 filtro de óleo código original 15410-MFJ-D01, FRAM PH6017a, K&N kn-204 (este não é necessário ferramenta especial porque já possui uma porca na ponta que facilita o trabalho de remoção).
Recipiente que caiba pelo menos 3L para coletar o óleo velho.
Bastante jornal e panos.
1 funil.
1 garrafa pet recortada para não precisar remover a carenagem debaixo.
Qualquer manutenção recomendo sempre fazer à luz do dia e com tempo disponível.
Pronto? Tempo previsto: 50 minutos.
O óleo sai mais fácil quando morno, aqueça um pouco o motor - 2 voltas no quarteirão é o suficiente.
Primeiro vamos forrar o chão com o jornal.
Remova a vareta/bocal de abastecimento do óleo.
O bujão (parafuso) do óleo é este.
Use a garrafa recortada ou remova a carenagem de baixo. Solte o bujão com a chave 17 (sentido anti-horário) e remova com a mão.
É hora de sujar as mãos :eh:.
Limpe o bujão e não perca a arruela de vedação (as vezes ela fica colada no motor).
Quando o óleo estiver gotejando, rosqueie o bujão no lugar e aperte com a chave logo em seguida (para não esquecer solto). Não é necessário apertar excessivamente!
Agora para trocar o filtro utilize a ferramenta especial para soltar.
Vai sair óleo então use a mesma técnica :deal:
Certifique-se de que o anel de vedação velho saiu da superfície de encosto.
Lubrifique o anel de vedação (oring) do novo filtro com óleo.
Limpe a superfície de encosto do filtro no motor, rosqueie-o e aperte o novo filtro usando apenas a força da mão. Não é necessário apertar com toda a força, lembre-se que um dia você vai precisar soltá-lo.
Agora é só abastecer o motor com 2,3L - 2,4L de óleo utilizando o funil.
https://2img.net/h/i1369.photobucket.com/albums/ag201/lucianox/DSC00845_zpszeb7pkde.jpg
Feche o bocal/vareta e está pronto! Dê a partida no motor e verifique quanto a vazamentos.
Desligue o motor, espere alguns minutos e verifique o nível (sem rosquear a vareta) com a moto na vertical. O óleo deve estar entre as marcas.
Coloque o óleo velho em algum recipiente e leve em algum posto de combustíveis para que seja dado o destino correto. Não jogue o óleo usado no meio ambiente.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg Jun 05, 2017 10:13 am por Admin
» Doação feita a garotinha Annabelle (vitima de chicungunha)
Seg Jun 05, 2017 9:31 am por Admin
» Doação ao Sr. Celio Eustaquio Mathias
Seg Jun 05, 2017 9:25 am por Admin
» Abertura ABRAÇANDO MG - 2017 (BH à Cássia)
Qua maio 31, 2017 3:46 pm por Admin
» EBALA 2017
Qua maio 31, 2017 3:40 pm por Admin
» Eventos da facção fora de Belo Horizonte
Qua maio 31, 2017 3:05 pm por Túlio Alarcon
» Valores arrecadados para filantropia no EBA UAI
Qua maio 10, 2017 4:25 pm por Admin
» A ser informado pela coordenação!!!
Qua maio 10, 2017 4:22 pm por Admin
» Vendo Teneré 250 2016/16
Qua maio 10, 2017 4:06 pm por Admin