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Como trocar óleo e filtro da Honda Transalp 700

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Como trocar óleo e filtro da Honda Transalp 700

Mensagem por Admin em Qua Maio 10, 2017 3:56 pm

Este é um tutorial para aqueles que querem trocar o próprio óleo em casa. Embora seja um procedimento simples, é necessário atenção para evitar problemas.

Ferramentas e materiais necessários:
1 chave sextavada 17
1 chave especial para remoção do filtro
2,3L de óleo (recomendado SAE 10w30 JASO MA).
1 filtro de óleo código original 15410-MFJ-D01, FRAM PH6017a, K&N kn-204 (este não é necessário ferramenta especial porque já possui uma porca na ponta que facilita o trabalho de remoção).
Recipiente que caiba pelo menos 3L para coletar o óleo velho.
Bastante jornal e panos.
1 funil.
1 garrafa pet recortada para não precisar remover a carenagem debaixo.
Qualquer manutenção recomendo sempre fazer à luz do dia e com tempo disponível.
Pronto? Tempo previsto: 50 minutos.

O óleo sai mais fácil quando morno, aqueça um pouco o motor - 2 voltas no quarteirão é o suficiente.
Primeiro vamos forrar o chão com o jornal.
Remova a vareta/bocal de abastecimento do óleo.


O bujão (parafuso) do óleo é este.


Use a garrafa recortada ou remova a carenagem de baixo. Solte o bujão com a chave 17 (sentido anti-horário) e remova com a mão.


É hora de sujar as mãos :eh:.


Limpe o bujão e não perca a arruela de vedação (as vezes ela fica colada no motor).


Quando o óleo estiver gotejando, rosqueie o bujão no lugar e aperte com a chave logo em seguida (para não esquecer solto). Não é necessário apertar excessivamente!

Agora para trocar o filtro utilize a ferramenta especial para soltar.


Vai sair óleo então use a mesma técnica :deal:
Certifique-se de que o anel de vedação velho saiu da superfície de encosto.


Lubrifique o anel de vedação (oring) do novo filtro com óleo.


Limpe a superfície de encosto do filtro no motor, rosqueie-o e aperte o novo filtro usando apenas a força da mão. Não é necessário apertar com toda a força, lembre-se que um dia você vai precisar soltá-lo.


Agora é só abastecer o motor com 2,3L - 2,4L de óleo utilizando o funil.
http://illiweb.com/fa/pbucket.gif

Feche o bocal/vareta e está pronto! Dê a partida no motor e verifique quanto a vazamentos.
Desligue o motor, espere alguns minutos e verifique o nível (sem rosquear a vareta) com a moto na vertical. O óleo deve estar entre as marcas.

Coloque o óleo velho em algum recipiente e leve em algum posto de combustíveis para que seja dado o destino correto. Não jogue o óleo usado no meio ambiente.
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