Rolamento de roda de moto - manutenção, troca etc
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Rolamento de roda de moto - manutenção, troca etc
Rolamento de roda provavelmente é uma das peças que menos recebem atenção do dono na hora da manutenção. São peças de precisão que podem durar dezenas de milhares de quilômetros mas uma inspeção periódica é necessária para evitar acidentes e prejuízos.
Um rolamento com desgaste em excesso pode danificar o disco de freio, sensor ABS, balança enfim todo o conjunto da roda. O motivo é simples: a roda fica "boba" e inclinada. Imagine a roda raspando contra estas partes.
Imagem retirada da internet. Observe o disco danificado, sensor derretido etc.
Desintegração total do rolamento.
O pior pode acontecer se a roda travar. Além disso folgas no rolamento podem gerar shimmy que é quando a moto balança de um lado para o outro. Nada legal. Perigo!
É muito simples evitar isso tudo. Inspeção dos rolamentos:
A cada 10.000 km levante a roda do chão colocando a moto no cavalete central.
Movimente a roda lateralmente e veja se há folga. Normalmente um barulho "toc toc" pode ser ouvido.
Gire a roda e verifique se ela gira suave e sem barulho. OBS: a roda traseira tem mais resistência por causa da corrente. O disco/sapata de freio pode fazer barulho ao girar. Não confunda.
Toda vez que for trocar o pneu ou desmontar a roda, gire a pista interna do rolamento com o dedo. Ela deve girar suave. Você vai notar se estiver rígido ou áspero. Este método é infalível.
Rangidos ou dificuldade ao empurrar a moto pode ser sinal de rolamento com problema.
Se você encontrar estes sintomas, substitua os rolamentos.
Se você for fazer uma viagem longa e não lembrar quando foi a última vez que os rolamentos foram trocados ou se for uma moto recém comprada, é melhor prevenir e trocar.
Sempre troque os rolamentos em pares. Algumas motos usam 3 ou 4 rolamentos na roda traseira.
Eu recomendo usar aqueles selados com borracha porque ele retém o lubrificante e tem excelente proteção contra poeira e água.
Os retentores da roda podem ser reaproveitados se estiverem em boas condições.
Não se deve remover o rolamento usado para lubrificar. Como é uma peça que é assentada sob pressão, ela pode ser danificada no ato da remoção e ficar imprópria para o reuso.
Ao instalar o rolamento novo, não recomendo em hipótese alguma remover o retentor do rolamento e adicionar mais graxa, muito menos lavar e acrescentar o lubrificante de sua preferência. Pode ocorrer incompatibilidade de lubrificantes já que é impossível saber qual a graxa que a fábrica usou. Excesso de graxa causa super aquecimento.
As fábricas de renome usam uma graxa de excelente qualidade e na quantidade certa.
Falando em fabricantes, use rolamentos de marcas que investem em pesquisa e desenvolvimento. Alguns exemplos: NACHI, NSK, SKF, TIMKEN, NTN, KOYO, FAG, KBC entre outros.
Uma montagem correta é tão importante quanto usar um bom rolamento. Não é necessário um aparato muito elegante como uma prensa ou ferramentas especiais mas uma técnica correta de instalação assegura que a peça vai ter a vida útil esperada.
Um rolamento com desgaste em excesso pode danificar o disco de freio, sensor ABS, balança enfim todo o conjunto da roda. O motivo é simples: a roda fica "boba" e inclinada. Imagine a roda raspando contra estas partes.
Imagem retirada da internet. Observe o disco danificado, sensor derretido etc.
Desintegração total do rolamento.
O pior pode acontecer se a roda travar. Além disso folgas no rolamento podem gerar shimmy que é quando a moto balança de um lado para o outro. Nada legal. Perigo!
É muito simples evitar isso tudo. Inspeção dos rolamentos:
A cada 10.000 km levante a roda do chão colocando a moto no cavalete central.
Movimente a roda lateralmente e veja se há folga. Normalmente um barulho "toc toc" pode ser ouvido.
Gire a roda e verifique se ela gira suave e sem barulho. OBS: a roda traseira tem mais resistência por causa da corrente. O disco/sapata de freio pode fazer barulho ao girar. Não confunda.
Toda vez que for trocar o pneu ou desmontar a roda, gire a pista interna do rolamento com o dedo. Ela deve girar suave. Você vai notar se estiver rígido ou áspero. Este método é infalível.
Rangidos ou dificuldade ao empurrar a moto pode ser sinal de rolamento com problema.
Se você encontrar estes sintomas, substitua os rolamentos.
Se você for fazer uma viagem longa e não lembrar quando foi a última vez que os rolamentos foram trocados ou se for uma moto recém comprada, é melhor prevenir e trocar.
Sempre troque os rolamentos em pares. Algumas motos usam 3 ou 4 rolamentos na roda traseira.
Eu recomendo usar aqueles selados com borracha porque ele retém o lubrificante e tem excelente proteção contra poeira e água.
Os retentores da roda podem ser reaproveitados se estiverem em boas condições.
Não se deve remover o rolamento usado para lubrificar. Como é uma peça que é assentada sob pressão, ela pode ser danificada no ato da remoção e ficar imprópria para o reuso.
Ao instalar o rolamento novo, não recomendo em hipótese alguma remover o retentor do rolamento e adicionar mais graxa, muito menos lavar e acrescentar o lubrificante de sua preferência. Pode ocorrer incompatibilidade de lubrificantes já que é impossível saber qual a graxa que a fábrica usou. Excesso de graxa causa super aquecimento.
As fábricas de renome usam uma graxa de excelente qualidade e na quantidade certa.
Falando em fabricantes, use rolamentos de marcas que investem em pesquisa e desenvolvimento. Alguns exemplos: NACHI, NSK, SKF, TIMKEN, NTN, KOYO, FAG, KBC entre outros.
Uma montagem correta é tão importante quanto usar um bom rolamento. Não é necessário um aparato muito elegante como uma prensa ou ferramentas especiais mas uma técnica correta de instalação assegura que a peça vai ter a vida útil esperada.
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